domingo, 26 de fevereiro de 2012

Curtas 1

Snowboard - a conclusão final

Todo mundo merece uma segunda chance, certo? Com os dedos cruzados fomos ao grupo de professores; queríamos encontrar uma pessoa bem paciente e sábia que pudesse resolver nosso problema: aprender a fazer snowboard de verdade. Subimos a montanha mais alta para almoçarmos. Saímos de lá com poucos minutos de antecedência e evidentemente chegamos atrasadas. Todos haviam ido embora, incluindo nosso instrutor. Um professor velhinho que estava andando perdido pelo prédio resolveu ser solidários e nos ajudar. No fim, descobri que seria o melhor professor da história da neve.
Com paciência ele nos assistiu caindo umas 34 vezes, mas ao contrário da primeira vez, nós tivemos lições da teoria das curvas – usando os toes and heels. Finalmente descobrimos a sensação de stop. Foi maravilhoso e produtivo.


Louise e Lucas.


Aula de Yoga 

Um americano convidou a gente para fazer uma aula de Yoga. Eu, Gabe e Lucas topamos o convite. Mas tem um detalhe: a sala de treinamento é numa sauna de 40°C. Olhamos bem um para a cara do outro e decidimos encarar o desafio. Já que estamos aqui queremos conhecer de tudo um pouco. Coloquei minha roupa de ginástica até então jamais usada e saímos para o Grounds for Coffee - além de cafeteria sustentável o local abriga uma academia de Yoga. É muito estilo concentrado, né, Hella!?

Na entrada já notamos algo estranho. Todos os alunos possuíam mattress, towel e water. O nosso amigo Jan tinha 1 galão de H2O. Alugamos os materiais, compramos a água. Melhor seguir as tendências do que passar vergonha. Ao entrar na sala já senti aquele bafo quente e ausência de oxigênio que deveria haver nas minhas narinas. Senti também a ausência de roupas nas pessoas; sim, eles vestiam apenas cuecas, shorts e tops. Será que seria tão caliente assim nossa aula?

Deitamos e eu só conseguia pensar como sobreviver 90 minutos naquela sala. O professor magrelo veio com seu microfone, colocou-se de costas para o espelho e começou a aula. Antes chamou nossa atenção: chega de conversa, o papo fica porta pra fora. Okay, let’s go!

A proposta da mistura de Yoga com sauna é relaxar os músculos e liberar as toxinas do corpo. Além de emagrecer, claro. Arms to the side, respiração profunda e contagem. Os exercícios eram muito repetitivos, cansava-me e olhava para o lado. Todos estavam muito concentrados e sérios. Às vezes ficava na dúvida do que o professor havia dito (afinal, tudo era em ingles, num linguajar bem coloquial e cantado), olhava para meus colegas brasileiros e tudo que recebia eram olhares de dúvida em retribuição aos meus. Copiava a senhora do meu lado. Uma hora percebi que somente eu e ela estávamos sentadas enquanto os outros estavam de cócoras. Mandei mal de querer usar de base uma pessoa que não possui tanta flexibilidade, eu sei. Passei a copiar tudo que a menina flexível da frente fazia. Funcionou. Relax on your back era um exercício delicioso que consistia em deitar e fechar os olhos. Mas isso só durava 15 segundos. Posição pra lá, cá, ficar numa perna só, apoiar nos dedos do pé. Eis que ele me diz: hold forever. Ah, tá!? Só gargalhei. Take a deep breath e vamos fazer tudo de novo. Primeiro right, depois left. Os 90 minutos custaram para passar, mas sabe que até que gostei? A aula me parecia muito com o alongamento que fazia no circo, e por isso tive certa facilidade. No final da aula o professor me olhou e confirmou o que meu rosto não podia esconder: adorei a experiência.